Hélio Oiticica

O site heitorrosa faz uma homenagem ao pintor, escultor e artista plástico Helio Oiticica, pois, assim como a Constelação Familiar Sistêmica, sua obra se destaca pelo caráter experimental e inovador.

O homenageado, em uma das fases iniciais da criação artística, propôs através das suas

Parangolé Helio Oiticica

obras uma experiência estritamente visual e, aos poucos, passou para outra fase na qual acrescentou outros estímulos sensoriais à percepção do público.

Aqui, destacam-se alguns pontos relevantes no desdobramento histórico de suas obras: o espectador passou da contemplação para interação direta; o deslocamento do espectador e a movimentação da própria obra integram a experiência; vivência e manifestação cultural individual ou coletiva envolvem a relação do espectador com o objeto de maneira puramente intuitiva; condução do participador para o exercício experimental da liberdade; pretensão de afetar comportamentos e dilatação das capacidades sensórias do espectador levando-o à descoberta do centro criativo interior e a espontaneidade.

Sua arte propõe abertura e interação do participador para um estado criativo, através de experiências que contribuem para observar a si mesmo, redescobrir-se e libertar-se dos condicionamentos éticos e estéticos.

Assim, fica-se evidente que é possível um paralelo com a Constelação Sistêmica Familiar que traz uma terapêutica inovadora e contemporânea. Ela estabelece relevância na sensação e intuição do cliente; propõe interação do mesmo com suas projeções; prioriza a vivência e a experiência do cliente; oferece mecanismos para transformar não a realidade dos fatos, mas o entendimento através de uma nova interação consigo mesmo e com os outros; incentiva o papel do próprio facilitador também como um ser intuitivo e interativo; busca atingir estados profundos de consciência e propõe vivência de liberação e cura.

Parangolés de Helio Oiticica