Os registros do passado se manifestam em nossos sentimentos e emoções, através de atitudes e escolhas que fazemos e também nos conflitos que nos afligem. Há uma conexão invisível que nos liga aos nossos pais, avós e outros antepassados, independente da presença física dos mesmos, agindo diretamente no aqui/agora, na realidade em que vivemos.
Os dons e talentos que despertamos ao longo da vida e a relação que estabelecemos com o trabalho e dinheiro também sofrem essa influência. Herdamos tanto força e sabedoria quanto marcas e traumas gerados pelos pensamentos, palavras e ações dos nossos antepassados, constituindo grande parte da formação da nossa estrutura psíquica.
Temos dentro de nós informações que se traduzem em predisposições para o nosso desenvolvimento, ou seja, potenciais, mas também limitações que determinam a forma como nos movemos no mundo. Por uma ação de uma cadeia interligada, os nossos filhos e descendentes receberão igualmente informações através de nós.
Carregamos mágoas e ressentimentos advindos de outrora? Não aceitamos determinados aspectos do nosso passado? Identificamo-nos com exclusões e outras situações que nossos antepassados vivenciaram? Repetimos padrões antigos em nossas vidas? Apresentamos doenças e fracassos semelhantes aos nossos ancestrais? Tudo isso pode estar sendo perpetuado sem nos darmos conta. Enfim, mesmo que de forma inconsciente, estamos conectados aos nossos sistemas e às questões não resolvidas em relação aos mesmos.
O primeiro passo para uma maior liberdade para agir no mundo é aceitar o nosso passado e as influências dele advindas. Assim, concluímos que o nosso bem-estar e qualidade de vida dependem da forma como nos relacionamos com o pretérito.
A Constelação Sistêmica Familiar é recomendada como técnica terapêutica que contribui na retomada da nossa liberdade de ação. O processo se dá através da liberação dos conteúdos que não sejam mais necessários; o desenvolvimento de um novo olhar diante do nosso passado; e, integração dos aspectos diversos da nossa personalidade.
Envolve uma profunda transformação interna, pois na verdade possibilita que nos libertemos dos condicionamentos e crenças limitantes que, até então, determinavam a maneira como nos movíamos no mundo, para que se estabeleça harmonia com o nosso passado. Como resultado, a compreensão, aceitação e acomodação mental/emocional levam ao agradecimento e honra aos antepassados.
Muito interessante, ja tinha oubido falar sobre constelacao familiar, tenho muita vontade de me aprofundar, pois tenho problemas complicados em todas as áreas e isso afeta todos a minha volta.
Regina, seja bem vinda para fazer contato e possível atendimento comigo.
Muito interessante essa prática da constelação … tenho ouvido muitos elogios e tenho certo interesse em conhecer como é
Oi, Willian. Trabalho com constelação familiar individual e terapia sistêmica. Venha conhecer, dê uma oportunidade a si mesmo. Whatsapp 19.991480013.